EDITT Tower
Eco Arquitetura – EDITT Tower of Singapore
O EDITT Tower (Ecological Design in the Topics) foi projetado em 1998 pelo arquiteto Ken Yeang, da TR Hamzah & Yeang, e foi ganhador de um prêmio na National University of Singapore, a qual é patrocinadora do projeto.
Serão 26 andares equipados com 855 m² de painéis fotovoltaicos (que trarão um auto fornecimento de energia de 39,7%), ventilação natural, conversão de esgoto em biogás e uma unidade de isolamento total envolta por plantas que cobrem metade da sua superfície.
O edifício arborizado foi criado com o objetivo de aumentar a biodiversidade de sua localização e reabilitar o ecossistema de Cingapura, uma espécie de rejuvenescimento urbano do alto de um arranha-céu.
Cerca de metade da superfície do EDITT Tower será acondicionada com vegetação orgânica local, que permitirá a ventilação natural, e a conversão do esgoto em biogás e fertilizantes. A torre será construída com a utilização de vários materiais reciclados e recicláveis, e um sistema centralizado de reciclagem será acessível a partir de cada andar.
As rampas de acesso público irão se conectar aos andares superiores no mesmo nível da rua, onde se encontram várias lojas, restaurantes e vida vegetal. O prédio também foi concebido para uma futura adaptação, com muitas paredes e pisos que poderão ser movidos ou removidos, trazendo uma versatilidade e mobilidade para o espaço.
Em uma cidade conhecida por sua “downpours”, ou chuvas torrenciais, o edifício irá coletar água de chuva e integrar um sistema de coleta para irrigação das plantas e sanitários com um número estimado de auto suficiência em torno de 55%.
A construção será de um edifício comercial, com lojas, espaços para exibições, auditórios, etc. É um projeto interessante e um exemplo a ser seguido, pois resolve inúmeros problemas relativos à conservação do meio ambiente bastante discutidos hoje em dia, de maneira simples e eficaz.
Fonte: Wiki.arq